TCM – Triglicerídeo de Cadeia Média

Silhouette of active healthy lifestyle athlete runner running in morning sunrise. Woman trail running on sunset ocean landscape sprinting with energy and speed in outdoor nature training cardio.

 TCM – Triglicerídeo de Cadeia Média

TCM fornece energia rápida para o corpo e, portanto, é menos susceptível de ser armazenada como gordura corporal.

TCM é uma fonte fácil de combustível, e é ainda mais propenso a queima da gordura. Quando TCM é metabolizado no corpo, ele se comporta como um carboidrato, e não uma gordura. TCM tem um efeito termogênico no corpo, resultando em níveis de gordura corporal baixo e mantendo os níveis de energia. É facilmente absorvido pelo corpo e por isso é ideal para indivíduos com problemas digestivos. Para aqueles com doença de Crohn e síndrome do intestino irritável, o efeitos de TCM podem ser benéficos. Promove a saúde intestinal, eliminando micro-organismos que podem causar incômodos e inflamação crônica.

Diabéticos podem se beneficiar do uso, pois TCM ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

A suplementação de TCM ajuda a tratar doença cística, fibrose, obesidade e má absorção de gorduras.

Fisiculturistas e entusiastas do fitness têm utilizado TCM para a sua queima de gordura e aumento de energia. Verificou-se que TCM queima três vezes mais calorias por seis horas após uma refeição do que outras gorduras.

Suas aplicações clínicas e nutricionais são:

– Nutrição Infantil / Nutrição Prematuro: Ingredientes lipídicos digeríveis e também presentes no leite materno.
– Pacientes com distúrbios de má absorção de gordura, incluindo doenças de pâncreas, doença pulmonar, hepatite, distúrbios neurologia e desconforto gastro-intestinais (por exemplo, doença celíaca).
– Nutrição Esportiva: Fonte de energia rápida.
– Gerenciamento de peso: Possui teor calórico mais baixo do que outras gorduras, são minimamente armazenados como gordura, contribui para o metabolismo reforçado para queimar ainda mais calorias.
– Diabetes Tipo 2 : Aumento da sensibilidade à insulina e, portanto, reduzir os níveis de glicose.
– Perioperatório: facilmente digerível, recuperação melhorada, energia mais rápida.

 

ESTUDOS

 A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência.

As competições de ultra-resistência representam um grande desafio no mundo esportivo. O gasto energético de uma prova de ultra-resistência pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia. Por causa dessa grande demanda várias estratégias para melhora do desempenho têm sido desenvolvidas nos últimos anos, como a suplementação de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) em combinação com carboidratos (CBO). A suplementação de TCM visa aumentar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia, poupando os estoques corporais de glicogênio para o final da competição. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCMs são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo. Além disso, os TCMs possuem velocidade de oxidação comparável à dos CBO, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são oxidados. Dessa forma, os TCM parecem ser o combustível ideal para provas de longa duração. Portanto, esta revisão possui como objetivo esclarecer como os TCMs podem influenciar o desempenho em provas de ultra-resistência.

Referência: FERREIRA, A.M.D; BARBOSA, P.E.B; CEDDIA, R.B. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte. Vol. 9, Nº 6, p.413-419, Nov/Dez, 2003.

Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico

Citado por: Fornecedor Via Farma
http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/TCM-PO.pdf