CATALASE – Prevenção dos cabelos brancos

Young woman with hair loss problem looking in mirror at home

CATALASE

• Auxilia na prevenção do embranquecimento dos cabelos;
• Prevenção do fotoenvelhecimento
• Redução do estresse celular;
• Mediador de processos patológicos como vitiligo.

A catalase é uma enzima naturalmente produzida pelo organismo e que desempenha papel vital na decomposição do peróxido de hidrogênio e outras espécies de radicais livres altamente reativas. Estudos demonstraram que os níveis desta enzima reduzem-se com o passar nos anos, o que estaria relacionado ao aparecimento dos cabelos brancos, ou até mesmo pode ser um dos fatores etiológicos que justificaria o aparecimento do vitiligo.

Cabelos brancos VS Estresse oxidativo

O estresse oxidativo interfere no processo de envelhecimento dos cabelos de diversas maneiras. Estudos clínicos demonstram que os folículos dos fios brancos acumulam elevadas quantidades de peróxido de hidrogênio (H2O2) e baixa concentração de catalase, o que estaria relacionado ao grande acúmulo de radicais livres nos compartimentos epidérmicos, contribuindo para o processo de formação dos cabelos branco, com efeito direto sobre a formação dos melanócitos e sua homeostase, levando à gradual perda de pigmentação, tanto da pele quanto dos cabelos.

 

Catalase na prevenção dos cabelos brancos

Estudos demonstram que a catalase é eficaz na prevenção da formação do radical peróxido de hidrogênio (H2O2), sendo assim, a suplementação diária de catalase previne a formação de cabelos brancos.

Catalase na prevenção dos danos causados pela radiação UV

A radiação UV excessiva provoca desativação da atividade da catalase. Neste sentido a catalase atua como antioxidante de primeira linha de defesa contra o estresse oxidativo e prevenindo o fotoenvelhecimento.

Catalase LEMMA no vitiligo

Estudos sugerem a relação entre o sistema neuroendócrino, que é ativado pelo cálcio, e a indução de TNF-α. A cascata de citocinas apresentada pelos pacientes com vitiligo e a quantidade reduzida da enzima antioxidante catalase pode justificar a hipótese de que o vitiligo pode ter origem neurológica, e com isto, a catalase poderia atuar diretamente sobre os radicais livres de oxigênio altamente lesivos aos melanócitos e queratinócitos.

 

Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico

Citado por: LEMMA