Cuidados com a pele após exposição ao sol

A utilização de produtos pós-sol é indicada na manutenção da integridade e hidratação da pele.

A pele humana tem papel importante na proteção do corpo e na regulação da temperatura corporal, da sensibilidade e da absorção de substâncias. Entretanto, é diariamente exposta a agentes estressantes como poluição, maquiagens, luz azul em excesso e radiação ultravioleta. Esta última, possui efeitos terapêuticos e benéficos (por exemplo, a produção de vitamina D), mas pode prejudicar a pele por causar eritema, queimaduras, pigmentação cutânea, fotoenvelhecimento, fotossensibilidade e neoplasias cutâneas.

  • A radiação ultravioleta encontra-se entre os principais agressores da pele.
  • Além da proteção solar, cuidados após a exposição ao sol devem ser adotados para manutenção da integridade da pele e reduzir o fotoenvelhecimento.

 A INTERAÇÃO ENTRE A PELE E A LUZ SOLAR É INEVITÁVEL. O POTENCIAL DE DANO DEPENDE DO TIPO E DA DURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO. QUANDO EM EXAGERO A PELE PODE APRESENTAR SINAIS COMO RESSECAMENTO, ESCAMAÇÃO, PERDE O BRILHO E FICA MAIS SENSÍVEL.

 

Os danos cutâneos induzidos pela radiação ultravioleta são problema crescente em dermatologia, sendo que o excesso de sol e a produção de espécies reativas de oxigênio aumenta a incidência de câncer de pele e fotoenvelhecimento cutâneo.

Recentemente, foi elaborado o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, primeiro documento oficial sobre fotoproteção desenvolvido no país e focado na população brasileira.
  As recomendações básicas são: exposição restrita ao sol, uso de vestimentas e acessórios (luva, boné, chapéu, guarda sol, óculos) e fotoproteção tópica através de protetor solar.

Entretanto, a utilização de produtos após a exposição solar também é importante, pois auxilia a acalmar a pele, suavizar inflamações causadas por queimaduras do sol, além de hidratar e mantê-la saudável.

Existem ativos que ajudam a suavizar a pele em casos de queimaduras pelo sol. Outros que atuam como antioxidantes e reduzem os danos causados pelos radicais livres, diminuem a inflamação causada pela radiação ultravioleta.

Em geral, as formas de proteger a pele dos danos da exposição solar em excesso são recuperar a barreira natural da pele e aumentar a dose eritematógena mínima.

Estes produtos devem ser aplicados logo após a exposição solar, reaplicados conforme necessidade ou ingeridos por determinado tempo.

 A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS PÓS-SOL É RECOMENDADA NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE E HIDRATAÇÃO DA PELE, ALÉM DE AUXILIAR NA REGENERAÇÃO DESTA EM CASOS DE EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL.

 

Dica para os cuidados da pele após a exposição solar

A exposição excessiva ao sol é bastante comum no verão. Em casos de queimaduras, devem-se adotar medidas como:

  • Banhos com a água mais fria;
  • Borrifar água termal gelada, pois o produto hidrata e refresca a pele;
  • Utilizar ativos anti-inflamatórios para reduzir o processo inflamatório que se desenvolve no primeiro dia após a queimadura;
  • Utilização de hidratantes, para preservação da saúde da pele;
  • A pele que descamou pela queimadura solar estará sensibilizada e não deve ser queimada novamente, portanto, o cuidado com o protetor solar e com os horários de exposição devem ser redobrados.
  • Óleo de argan: excelente fonte de vitamina E, previne a formação das rugas e retarda o envelhecimento. Além disso, por estimular a oxigenação celular, o óleo de argan restaura a barreira hidrolipídica, auxilia na elasticidade da pele e tem efeito suavizante.

 

Conheça nossa fórmula Proteção Solar uso interno:

 Para manipulação de cosmético para tratamento pós sol e proteção solar, consulte um médico ou entre em contato conosco:  16 3931-2979 | 📱16 99618-8659 (WhatsApp) e consulte nossa equipe farmacêuticas. 👩‍⚕💊

 

 

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php7/session/sess_10172d2c76da0293501b5cea5e0179b1, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php7/session) in Unknown on line 0