Espremer espinhas é um hábito comum e, por vezes, tentador!

ESPINHAS, CRAVOS E COMEDÕES

A acne surge do excesso de oleosidade da pele (hipersecreção das glândulas sebáceas).  O óleo do rosto é misturado com os resíduos celulares, com isso, acontece o entupimento dos poros e a formação de cravos (o primeiro estágio da doença). Após, com o acúmulo de bactérias e outros microrganismos, esse comedão acaba virando uma espinha. Essas lesões são mais comuns nas peles oleosa, mista e acneica, e acontece com mais frequência na adolescência.

A recomendação é:
“Jamais espremer espinhas, comedões e cravos, além de agravar a inflamação ainda corre o risco de ter cicatriz pelo rosto e/ou corpo”.

Os dermatologistas explicam que, na maioria das vezes, uma espinha localizada pode ser tratada somente com produto manipulado “secativo”(consulte um médico ou entre em contato com nossa equipe farmacêutica). Quando ela é espremida, isso pode causar uma inflamação séria e a disseminação de outras espinhas em uma área extensa. Dependendo do grau da infecção, pode ser necessária a intervenção com antibióticos orais.

As espinhas são inflamações na pele. Ao estourá-las, você força o pus a sair, deixando a pele machucada, com uma ferida aberta. As bactérias que estão no ambiente, nas mãos e embaixo das unhas, entram em contato com a lesão, formando um cisto – causando um traumatismo maior, inchado e dolorido, agravando o quadro de acne. Ao espremê-las, também  empurramos o sebo para mais fundo na pele, o que pode provocar cicatrizes.

 

Como tratar as espinhas sem espremer e controlar a doença

Para melhorar o aspecto da acne podem ser utilizados formulações de uso tópico com ácidos, adapaleno, peróxido de benzoíla, antibióticos e remédios orais. “Podem ser feitos procedimentos como: microagulhamento, dermoabrasão, laser fracionado, entre outros. É preciso fazer um tratamento adequado para evitar que novas espinhas apareçam, que pode variar de acordo com o grau da doença”.

Você também precisa adotar uma rotina “skincare” (cuidados com a pele). É importante usar um gel de limpeza que ajude a remover o excesso de oleosidade sem agredir a pele e um sérum fortalecedor que trate e previna as lesões da acne e outras imperfeições da pele oleosa, como manchas e poros dilatados. Aposte em produtos com ativos naturais que ajudam a equilibrar o brilho e fortalecer a barreira de proteção da pele.

Procure um médico ou entre em contato conosco:  16 3931-2979 | 📱16 99618-8659 (WhatsApp) e consulte nossa equipe farmacêuticas. 👩‍⚕💊

*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista.
**Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o.
Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php7/session/sess_ba9ccb6e059900c62ccee635546a429a, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php7/session) in Unknown on line 0